Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/9997
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Elias, Larissa Cardoso Feres | - |
dc.contributor.author | Firmino, Eric Miranda Fuly | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T17:41:28Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Eric Miranda Fuly. Puxe a corrente e siga em frente, até a beira do fim. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/9997 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Strindberg | pt_BR |
dc.subject | Teatro Íntimo | pt_BR |
dc.subject | Sonho | pt_BR |
dc.subject | Pelicano | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.title | Puxe a corrente e siga em frente, até a beira do fim | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464281679930677 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Projeto “Puxe a Corrente e Siga em Frente, até a Beira do Fim” surge a partir da análise e da releitura de duas dramaturgias, "O Pelicano" e "O Sonho”, de August Strindberg, tendo como investigação o estudo do espaço cênica através da linguagem estética, plástica, cenográfica e performativa. As mais variadas formas de expressões artísticas do autor serviram de fonte de inspiração para a construção e o desdobramento da Performance. Suas pinturas foram ponto de partida para a investigação conceitual e plástica da obra. Apropriando-me do conceito de Teatro Íntimo de Strindberg e de suas ideias para a construção da cena, a visão e a concepção do Homem Palco foram estudadas na performance e desdobradas na cena juntamente com objetos cenográficos, figurino e adereços, que auxiliaram o desenvolvimento da obra. Criando a ideia de paralelismo, as duas dramaturgias se fazem presente simultaneamente na performance produzindo uma conexão entre si e um embaralhamento dos sentidos, das formas, das expressões e linguagens. Tais relações gerando uma nova leitura cognitiva e sensorial, baseada na configuração dos sonhos, não de acordo com uma métrica, mas sim jogando com eles. Os objetos cênicos performativos são símbolos fundamentais na obra. Funcionam como insígnias cheias de sentidos que tornam a performance além de ilustrativa e expositiva, um lugar de acúmulo de memórias que possibilitam à obra se comunicar com espectador sem que o performer esteja necessariamente presente no espaço cênico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Cenografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EMFFirmino.pdf | 4.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.