Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/9997
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dc.contributor.advisorElias, Larissa Cardoso Feres-
dc.contributor.authorFirmino, Eric Miranda Fuly-
dc.date.accessioned2019-10-09T17:41:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:36Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationFIRMINO, Eric Miranda Fuly. Puxe a corrente e siga em frente, até a beira do fim. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/9997-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStrindbergpt_BR
dc.subjectTeatro Íntimopt_BR
dc.subjectSonhopt_BR
dc.subjectPelicanopt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.titlePuxe a corrente e siga em frente, até a beira do fimpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464281679930677pt_BR
dc.description.resumoO Projeto “Puxe a Corrente e Siga em Frente, até a Beira do Fim” surge a partir da análise e da releitura de duas dramaturgias, "O Pelicano" e "O Sonho”, de August Strindberg, tendo como investigação o estudo do espaço cênica através da linguagem estética, plástica, cenográfica e performativa. As mais variadas formas de expressões artísticas do autor serviram de fonte de inspiração para a construção e o desdobramento da Performance. Suas pinturas foram ponto de partida para a investigação conceitual e plástica da obra. Apropriando-me do conceito de Teatro Íntimo de Strindberg e de suas ideias para a construção da cena, a visão e a concepção do Homem Palco foram estudadas na performance e desdobradas na cena juntamente com objetos cenográficos, figurino e adereços, que auxiliaram o desenvolvimento da obra. Criando a ideia de paralelismo, as duas dramaturgias se fazem presente simultaneamente na performance produzindo uma conexão entre si e um embaralhamento dos sentidos, das formas, das expressões e linguagens. Tais relações gerando uma nova leitura cognitiva e sensorial, baseada na configuração dos sonhos, não de acordo com uma métrica, mas sim jogando com eles. Os objetos cênicos performativos são símbolos fundamentais na obra. Funcionam como insígnias cheias de sentidos que tornam a performance além de ilustrativa e expositiva, um lugar de acúmulo de memórias que possibilitam à obra se comunicar com espectador sem que o performer esteja necessariamente presente no espaço cênico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Cenografia

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