Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1022
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Biblioteca escolar brasileira na sociedade da informação: uma parceria proativa entre bibliotecário e pedagogo em prol da aprendizagem, da competência em informação e da quebra de paradigmas
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Danyara de Jesus de
Orientador: Russo, Mariza
Resumo: Sabe-se que a relação entre bibliotecário e pedagogo, pode ser ainda definida como distante e desconectada em suas atividades educacionais, pois ambos ainda trabalham, em sua maioria, de forma isolada no contexto da escola. Embora exercendo funções de educadores, praticamente se desconhecem, pois não costumam trabalhar interativamente, mesmo compartilhando das mesmas reflexões teóricas concernentes aos processos de ensino-aprendizagem que ocorrem neste espaço. Diante do exposto, este trabalho tem o intuito de descobrir possíveis conexões e pontos em comum entre os currículos universitários dos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia, no âmbito da biblioteca escolar, no que diz respeito ao processo educativo-informacional. Os indicadores quantitativos e qualitativos de tendências nesse sentido serão obtidos através de uma pesquisa documental dos currículos das universidades públicas do Rio de Janeiro e da aplicação de questionários aos coordenadores das instituições analisadas e aos profissionais atuantes na biblioteca escolar. Os resultados apontam que o processo formativo destes profissionais deverá ser repensado e preparado para os novos desafios da atual sociedade da informação e para o cumprimento da Lei nº 12.244, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Por fim, a parceria entre ambos poderá contribuir para a aprendizagem, a competência em informação e, por fim, para a quebra de paradigmas que se estabeleceram na biblioteca escolar ao longo destes anos.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Aprendizagem
Sociedade da informação
Bibliotecário
Pedagogos
Formação profissional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Mar-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1022
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DJSouza.pdf914,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.