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Type: Relatório
Title: The purchase of adapted cars for people with motor disabilities: netnography of the motivations and transformations in the lives of consumers.
Author(s)/Inventor(s): Faria, Marina Dias de
Abstract: A compra de um automóvel envolve aspectos diversos, alguns dos quais relativos aos aspectos funcionais do bem, e outros relacionados ao simbolismo embutido na aquisição e na posse de um veículo automotivo na sociedade ocidental. Em se tratando de pessoas com deficiência motora, a compra de um automóvel adaptado às suas necessidades incorpora ainda outros significados, pois a autonomia que o carro pode proporcionar a tais consumidores atinge níveis diversos daqueles geralmente associados à autonomia conquistada por pessoas sem deficiências motoras quando adquirem um veículo. O objetivo da presente pesquisa é investigar o consumo de automóveis por pessoas com deficiência motora por meio de suas motivações, das dificuldades e das mudanças que um carro adaptado pode trazer para a vida desses consumidores. Para se buscar atingir tal objetivo, empreendeu-se um estudo empírico com suporte de netnografia, em que a coleta de dados foi realizada por meio de três grupos de discussões por email, e de textos e comentários postados em três blogs. Os resultados indicam que as pessoas com deficiência motora buscam autonomia quando decidem adquirir um carro adaptado, e que essa compra está relacionada à tentativa de tornar invisível a deficiência. A pesquisa também destaca as dificuldades enfrentadas por consumidores com deficiências no momento da compra do veículo automotivo e durante a utilização cotidiana do automóvel. Palavras-chave: pessoas com deficiência, carros adaptados, netnografia
Abstract: The purchase of a car involves various aspects, with some related to the functional aspects of the product and others to the symbolism embedded in the purchase and ownership of a car in Western society. In the case of people with motor disabilities, the purchase of a car adapted to their needs incorporates still other meanings because the autonomy it can bestow on these consumers is of a different nature than the autonomy granted by the purchase of a vehicle to people who do not have motor disabilities. The aim of the present study is to investigate the consumption of cars by people with motor disabilities through an examination of their motivations, difficulties and the way an adapted car can change their lives. The study sought to achieve this objective through an empirical study using netnographic technique in which data collection was performed by accompanying three email discussion groups and the texts and comments posted in three blogs. The results showed that people with motor disabilities are seeking autonomy when they decide to purchase an adapted car and that this purchase is related to the attempt to make their disability invisible. The study also highlights the difficulties faced by disabled consumers when purchasing a car and also during its daily use.
Keywords: Marketing
Comportamento do consumidor
consumer behavior
Working paper
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Instituto COPPEAD de Administração
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
In: Relatórios COPPEAD
Issue: 408
Issue Date: 2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISBN: 9788575080962
ISSN: 1518-3335
Citation: FARIA, Marina Dias de. The purchase of adapted cars for people with motor disabilities: netnography of the motivations and transformations in the lives of consumers. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. 25 p. (Relatórios COPPEAD, 408).
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