Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/10291
Type: Dissertação
Title: Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Ázaro, Édipo Senna
Advisor: Orrico Filho, Rômulo Dante
Abstract: As chuvas intensas e as inundações são problemas antigos no cotidiano de diferentes cidades brasileiras, em especial, no município do Rio de Janeiro. Com uma alta dependência do serviço de ônibus urbanos, a população carioca sofre intensamente com a interrupção ou a falta de informação sobre as operações dos serviços em momentos com esses, em que a infraestrutura viária, prejudicada pela ocupação desordenada e falta de planejamento urbano dificulta e, por vezes, inviabiliza os deslocamentos na cidade. Inspirado pela nova dinâmica dada aos estudos da resiliência como forma de prevenir danos decorrentes de eventos climáticos, este trabalho propõe um Índice de Resiliência das Linhas de Ônibus a Inundações com base em uma adaptação do modelo AHP considerando as características de Frota, Extensão e Intervalo entre Ônibus da linha, assim como a existência de corredores exclusivos no trajeto. Como estudo de caso, o índice é aplicado a uma seleção de linhas operadas na cidade do Rio de Janeiro e é apresentada uma oportunidade de sua utilização como ferramenta a tomada de decisão no planejamento da gestão urbana ao realizar o cruzamento dos resultados do índice proposto com outro índice de propensão a inundações de regiões da cidade.
Abstract: Heavy rains and floods are old and everyday problems in Brazilian cities, especially in the city of Rio de Janeiro. With a high dependence on the urban bus service, the Carioca population suffers intensely from the interruption or lack of information about the operation of the service in moments with these, in which the road infrastructure, impaired by the disordered occupation and lack of urban planning, sometimes makes travel unfeasible in the city. Inspired by new dynamics given to the study of resilience as a way to prevent damage due to climatic events, this work proposes an Resilience Index of Bus Lines to floods based on adaptation of AHP model which considers the characteristics of Fleet, Extension and Distance between bus lines, as well as the existence of exclusive lanes on the path. Finally, as study case, there is a cross-check performance of the outcome of the proposed index with another index of propensity to floods in regions of the city, in order to show the opportunity to use it as a decision-making tool in the planning of urban management.
Keywords: Engenharia de transportes
Transporte público
Resiliência urbana
Chuvas e inundações
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Engenharia de Transportes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
877232.pdf2.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.