Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10292
Especie: Dissertação
Título : Reflexões sobre sistemas sociotécnicos de engenharia: o caso da mitigação de gases de efeito estufa na aviação
Autor(es)/Inventor(es): Gonzalez Gonzaga, Felipe
Tutor: Ribeiro, Suzana Kahn
Resumen: As partes que discutem internacionalmente a adoção de políticas públicas de redução da emissão de gases de efeito estufa encontram dificuldade em atingir o consenso. A tomada de decisão sobre políticas públicas encontra-se na interface entre o campo técnico e o campo político e uma abordagem científica multidisciplinar contribuiria para resolver impasses. Como a redução nas emissões de gases de efeito estufa nos transportes depende de uma evolução das tecnologias existentes, um estudo sobre esta evolução é necessário para tomada de decisão, na medida em que permite compreender os mecanismos pelos quais políticas públicas podem influenciar o desenvolvimento tecnológico. Por outro lado, a decisão sobre políticas públicas é um ato essencialmente político e é fundamental discutir o papel político, moral e ético representado pela tecnologia. Por isso, no presente trabalho foram avaliadas alternativas de políticas públicas para mitigação das emissões no transporte aéreo, considerando como aquelas influenciam a evolução tecnológica e como a tecnologia influencia sua adoção. Inicia-se com o estudo de sistemas sociotécnicos de engenharia e de formas de lidar com sua inerente complexidade. Passa-se a buscar uma forma de modelar a evolução e o ciclo de vida das tecnologias. Avalia-se o modo de operação de políticas públicas e o seu relacionamento com tecnologias. Por fim, propõe-se um modelo de avaliação e realiza-se sua aplicação em propostas de políticas públicas selecionadas.
Resumen: International discussions on the adoption of public policies to reduce the emission of greenhouse gases are difficult to reach consensus. Public policy decisionmaking is at the interface between the technical field and the political field and a multidisciplinary scientific approach would help to resolve impasses. As the reduction in greenhouse gas emissions in transport depends on an evolution of the existing technologies, a study on the evolution of technology is necessary for decision making, as it allows to understand the mechanisms by which public policies can influence technological development. On the other hand, the decision on public policies is an essentially political act and it is fundamental to discuss the political, moral and ethical role played by technology. Therefore, the present work intends to evaluate alternatives of public policies for mitigation of emissions in air transport, considering how the public policies influence the technological evolution and how the technology influences the adoption of public policies. It begins with the study of sociotechnical engineering systems and ways of dealing with its inherent complexity. Then it looks for a way to model the evolution and the life cycle of technologies. The mode of operation of public policies and their relationship with technologies is evaluated. Finally, a simple evaluation model is proposed and it is applied in selected public policy proposals.
Materia: Engenharia de transportes
Políticas públicas
Mitigação
Gases de efeito estufa
Transporte aéreo
Sistemas de engenharia
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: mar-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia de Transportes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
877235.pdf546.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.