Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1067
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ambientes de incentivo e promoção da leitura: biblioteca escolar e sala de leitura - um estudo de caso em escolas do ensino fundamental do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Borges, Leandro da Conceição |
Advisor: | Russo, Mariza |
Abstract: | Observar a evolução histórica de um ambiente importante para a formação do ser humano retoma a discussão sobre como o mesmo modificou a sua ideia inicial e a sua finalidade nos dias de hoje. A biblioteca escolar e a sala de leitura são ambientes que apresentam aspectos positivos para a formação do leitor consciente e crítico; no entanto a implementação de uma em detrimento da outra ainda causa discussões sobre o real motivo da sua existência. Pensar que a sala de leitura surgiu como forma de burlar a Lei que regulamenta a profissão do bibliotecário, causa essas discussões. Este trabalho busca apresentar a evolução histórica da biblioteca escolar e como culminou no surgimento das salas de leitura no Rio de janeiro. Ambas caracterizam-se como agentes que propiciam a leitura e também fatores que englobam a mudança do pensar infantil, cooperando para que sejam adultos conscientes. O método utilizado para esta pesquisa baseou-se na observação não participante e na aplicação de um roteiro de avaliação, cuja finalidade consistiu na comparação entre os serviços empregados em uma biblioteca escolar e em uma sala de leitura e também entrevistas com a bibliotecária responsável pela Biblioteca Escolar e duas professoras de Sala de Leitura. Apesar das diferenças entre uma e outra, os resultados apresentados, na aplicação da metodologia, apontaram o quanto a leitura e o ambiente em que essa leitura é propiciada resultam em algo positivo aos seus usuários, nos contextos. |
Keywords: | Biblioteca Escolar Sala de leitura Incentivo à leitura Ensino fundamental |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 22-Nov-2013 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LCBorges.pdf | 1.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.