Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1067
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ambientes de incentivo e promoção da leitura: biblioteca escolar e sala de leitura - um estudo de caso em escolas do ensino fundamental do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Borges, Leandro da Conceição
Orientador: Russo, Mariza
Resumo: Observar a evolução histórica de um ambiente importante para a formação do ser humano retoma a discussão sobre como o mesmo modificou a sua ideia inicial e a sua finalidade nos dias de hoje. A biblioteca escolar e a sala de leitura são ambientes que apresentam aspectos positivos para a formação do leitor consciente e crítico; no entanto a implementação de uma em detrimento da outra ainda causa discussões sobre o real motivo da sua existência. Pensar que a sala de leitura surgiu como forma de burlar a Lei que regulamenta a profissão do bibliotecário, causa essas discussões. Este trabalho busca apresentar a evolução histórica da biblioteca escolar e como culminou no surgimento das salas de leitura no Rio de janeiro. Ambas caracterizam-se como agentes que propiciam a leitura e também fatores que englobam a mudança do pensar infantil, cooperando para que sejam adultos conscientes. O método utilizado para esta pesquisa baseou-se na observação não participante e na aplicação de um roteiro de avaliação, cuja finalidade consistiu na comparação entre os serviços empregados em uma biblioteca escolar e em uma sala de leitura e também entrevistas com a bibliotecária responsável pela Biblioteca Escolar e duas professoras de Sala de Leitura. Apesar das diferenças entre uma e outra, os resultados apresentados, na aplicação da metodologia, apontaram o quanto a leitura e o ambiente em que essa leitura é propiciada resultam em algo positivo aos seus usuários, nos contextos.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Sala de leitura
Incentivo à leitura
Ensino Fundamental
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1067
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCBorges.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.