Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1080
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Não fomos catequizados, fizemos foi carnaval: desfile de escola de samba como ferramenta para a divulgação científica
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Reinaldo Bruno Batista
Orientador: Dantas, Regina Maria Macedo Costa
Coorientador: Santos, Maria José Veloso da Costa
Resumo: As Escolas de Samba em seus desfiles tratam de enredos pesquisados e fundamentados por diferentes referências bibliográficas e documentais. Ao invés da elaboração de trabalhos como monografias, dissertações ou dissertações, no desfile há a elaboração de um trabalho que fundamenta o enredo, onde há várias características que se aproximam dos trabalhos acadêmicos. Entende-se que a representação da cultura brasileira no desfile de Escola de Samba é a preservação da memória e da cultura brasileira, atrelada à celebração da identidade de um povo, acreditando-se ainda em um instrumento de divulgação científica. Ao se refletir sobre como a Escola de Samba tem o poder de atingir os indivíduos, pensa-se que ela tem o poder de aguçar o interesse em assuntos diversos, inclusive os científicos. Diante de um tema envolvente, a apresentação de um tipo de manifestação cultural como divulgação científica, gerou a necessidade de delimitações espacial e temporal para a realização do trabalho. Dessa forma, optou-se por realizar um estudo de caso. Assim, será apresentada a trajetória de uma Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro – Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca - e a relevância dos documentos na construção do seu tema no Carnaval de 2004.
Palavras-chave: Escolas de Samba
Divulgação de informações
Carnaval
Cultura
Educação
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1080
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBBAlves.pdf13,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.