Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1090
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A comunicação científica facilitada pelo acesso livre ao conhecimento: um estudo sobre os repositórios institucionais
Autor(es)/Inventor(es): Marra, Patrícia dos Santos Caldas
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: As Instituições de Ensino Superior podem ser consideradas como uma das maiores e mais importantes instituições produtoras de conhecimento científico que um país pode ter, porém a disseminação das informações científicas produzidas nesse ambiente não tem ocorrido de maneira viável. Como alternativa a dificuldade na comunicação dos resultados de pesquisas surgem os repositórios institucionais (RIs) que são um tipo de fonte de informação eletrônica, baseada na iniciativa dos arquivos abertos (Open Archvies Initiative - OAI), que visam divulgar amplamente os resultados de pesquisas científicas de forma gratuita e têm um grande potencial para ampliar a visibilidade da informação científica brasileira. O presente estudo buscou identificar as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas em âmbito nacional que possuem iniciativas de repositórios institucionais. A pesquisa foi dividida em três etapas: análise dos sites institucionais das 102 IES identificadas pelo sistema e-MEC visando a localização do e-mail para contato das bibliotecas; aplicação de um questionário constituído de doze questões - nessa etapa foram obtidas 52 respostas, sendo que 19 instituições afirmaram possuir RI e 33 instituições afirmaram não possuir RI; na terceira etapa adotou-se como técnica de coleta de dados a observação direta dos sites institucionais das 50 IES que não responderam ao questionário eletrônico, nessa etapa foram identificados 15 repositórios institucionais. O trabalho apresenta vantagens decorrentes da utilização dos repositórios institucionais como ferramenta de gestão do conhecimento científico capaz de armazenar e disseminar informações, questão que pode ser confirmada com o resultado da presente pesquisa, na qual a disseminação da produção científica da instituição foi apontada por todas as 19 instituições que afirmaram possuir RI, como o principal fator para a sua implantação. Entretanto, a principal dificuldade encontrada para a implantação dos RIs, destacada nesse trabalho, explicita a falta de recursos humanos capacitados nas IES públicas do país para trabalharem na construção e no gerenciamento de repositórios. Com o estudo foi possível perceber que há poucas iniciativas de construção de RIs pelas IES públicas do Brasil, pois apenas 33,3% IES pesquisadas possuem essa importante ferramenta de gestão do conhecimento científico.
Palavras-chave: Repositórios institucionais
Gestão do conhecimento
Comunicação na ciência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1090
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PatríciaMarra.pdf4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.