Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1100
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: A TV e a Internet na educação: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): The TV and internet in education: a case study
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Angélica Gago da
Orientador: Fresquet, Adriana Mabel
Resumo: Esta monografia tem o objetivo de analisar, através de revisão bibliográfica e de um modesto levantamento de dados, as preferências dos alunos da Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, do município de São Pedro da Aldeia – RJ, no ano de 2010, em relação a programas de TV e sites da Internet, procurando verificar também em qual dessas mídias estes jovens julgam adquirir mais conhecimento, e se reconhecem a utilização das mesmas no processo de ensino-aprendizagem de sua escola. Busca-se refletir ainda sobre o potencial das linguagens e dos recursos audiovisuais e de interação na promoção da aprendizagem e sobre a importância de educar para e com as mídias. Hoje, as escolas têm à disposição vários recursos midiáticos, que permitem a realização de atividades de pesquisa, simulação, registro, interação, construção, produção e divulgação, que há pouco tempo eram inviáveis, o que possibilita a escolha de inovar na forma de ensinar e aprender, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes.
Resumo : This monograph aims to analyze, through a literature review and a modest collection of data, the preferences related to TV Shows and internet sites among students of public school Francisco Paes de Carvalho Filho, in São Pedro da Aldeia - RJ, on 2010, trying to check which of these media these young people think they acquire more knowledge, and if they recognize their teaching and learning uses in their school. The paper wishes to reflect further about the potential of languages and audiovisual resources, and interaction on promoting learning and the importance of educating for and with media. Today's schools have at their disposal several media resources, which allow performing research, simulation, recording, interaction, construction, production and dissemination, which recently were not available, allowing the choice to innovate in the way of teaching and learning, making classes more dynamic and appealing.
Palavras-chave: Internet na educação
Internet in education
Mídias na educação
Media education
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Departamento: Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jun-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1100
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
778094.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.