Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11106
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática investigativa sobre lixo urbano e os impactos à saúde e ao meio ambiente
Título(s) alternativo(s): A proposal for an investigative didactic sequence on urban waste and its impacts on health and the environment
Autor(es)/Inventor(es): Mesquita, Rosemery Dias Pereira de
Orientador: Braga, Carolina Alvares da Cunha de Azeredo
Resumo: Diariamente são geradas 214.868 toneladas de lixo urbano no Brasil e grande parte desse lixo se acumula em áreas impróprias para receber esse resíduo. O descarte indevido causa muitos transtornos, além do risco de contaminação ambiental e a disseminação de doenças, por animais que são atraídos em busca de alimentos e passam a habitar esses locais, tornando-se vetores. Diante dessa problemática, mudanças de hábitos e atitudes da população, podem minimizar os impactos do lixo ao ambiente e seus efeitos na saúde. Desta forma, este trabalho pretende elaborar uma sequência didática de fácil aplicabilidade, com viés investigativo e participativo para as aulas de educação ambiental e promoção da saúde com abordagem do tema “Lixo urbano e seus impactos”, voltada para a educação básica. Esta sequência tem por objetivo sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais e de saúde associadas ao lixo, provocando mudanças de hábitos cotidianos no manejo e descarte de resíduos. O projeto foi desenvolvido em (06) seis etapas e contou com aulas dialogadas sobre classificação e tipos de resíduos, levantamento bibliográfico e fotográfico da destinação dos resíduos com coleta de dados do local visitado, exibições de vídeos, confecção de material informativo e produção de um jogo didático envolvendo alunos do 2o ano do ensino médio de um colégio público situado no município de São João de Meriti, R.J. Os alunos identificaram, na escola e em áreas públicas de seu itinerário, práticas de desperdício, manejo e descarte inadequado dos resíduos, levando-os a repensar algumas de suas práticas no cotidiano e propor ações que minimizem a problemática do lixo urbano. As respostas dos alunos aos questionamentos que nortearam esse estudo, o desempenho na confecção do material informativo e da criação do jogo, evidenciou que a sequência didática conseguiu corresponder à necessidade do professor em desenvolver um método facilitador, de baixo custo e fácil aplicabilidade, sendo um instrumento que pode contribuir para a literatura no ensino do lixo urbano e os impactos na saúde e no meio ambiente.
Resumo: In Brazil, 214,868 tons of urban waste are generated daily, and much of this waste is accumulated in areas unfit to receive it. The improper disposal causes many disturbances, besides the risk of environmental contamination and the spread of diseases, by animals that are attracted in search of food and come to inhabit these places, becoming vectors. Faced with this problem, changes in habits and attitudes of the population can minimize the impacts of garbage on the environment and its effects on health. Thus, this work intends to elaborate a didactic sequence of easy applicability, with an investigative and participative bias for the environmental education and health promotion classes, with an approach of the theme “Urban waste and its impacts”, focused on basic education. This sequence aims to raise awareness on students about the environmental and health issues associated with waste, causing changes in daily habits in waste management and disposal. The project was developed in (06) six stages and had dialogued classes on classification and type of waste, bibliographic and photographic survey of the destination of waste with data collection of the visited place, video exhibitions, confection of informative material and production of a didactic game involving students of the second year of high school of a public school located in the city of São João de Meriti, RJ. The students identified, in school and in public areas of their itinerary, wasteful practices, improper waste management and disposal, leading them to rethink some of their daily practices and propose actions that minimize the problem of urban waste. The students' answers to the questions that guided this study, the performance in the preparation of informative material and the creation of the game, showed that the didactic sequence was able to correspond to the teacher's need to develop a facilitating method, of low cost and easy applicability, being a instrument that can contribute to the literature on the education about urban waste and its impacts on health and the environment.
Palavras-chave: resíduos sólidos
solid waste
tratamento de Resíduos
waste treatment
vetores
vectors
educação ambiental
environmental education
sequência didática
didactic sequence
Assunto CNPq: Saneamento ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Unidade produtora: Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Ago-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MESQUITA, Rosemery Dias Pereira de. Uma proposta de sequência didática investigativa sobre lixo urbano e os impactos à saúde e ao meio ambiente. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Aparece nas coleções:Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
888337.pdf3.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.