Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11261
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estamos todos conectados: meditações sobre a obra de Mariko Mori
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Esther Corrêa
Orientador: Freitas, Rosana Pereira de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra da artista contemporânea japonesa Mariko Mori, traçando um paralelo entre três momentos de sua produção e os três pilares da metodologia da Educação para a Paz: as Ecologias Pessoal, Social e Ambiental. Por meio da análise de obras, da pesquisa de referências bibliográficas e visuais e do resgate de memórias afetivas, procurou-se acompanhar as transformações ocorridas no processo de criação da artista e associá-las ao amadurecimento dos ideais que o guiam. Partindo de uma autorreferenciação “niponizada”, passa-se por uma crescente espiritualização, rumo a projetos ultra tecnológicos que fazem menção ao transcendental e à conexão entre o ser humano e o universo. Buscou-se então, a partir dos pontos apresentados, abordar e destacar a relevância da poética de Mariko Mori para o nosso contexto atual. Por seu constante lembrete: “estamos todos conectados”, ela propõe possíveis direcionamentos para a arte, no sentido da construção de realidades mais inclusivas e que promovam o equilíbrio entre todos os seres e a natureza. Aos historiadores da arte, por sua vez, é proposto por este trabalho que construam múltiplas narrativas neste mesmo sentido. Há ainda a questão da presença da artista no Brasil. Ela se deu em dois momentos: com a exposição individual “Oneness”, realizada em 2011 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro – assim como em São Paulo e Brasília; e com a instalação da obra site-specific “Ring: One with Nature” em uma cachoeira do estado do Rio de Janeiro em 2016. Apesar de não ter sido o foco da pesquisa nesta etapa de monografia, foi um fator de aproximação do tema e pode ser melhor estudado no futuro.
Palavras-chave: Mariko Mori
Arte contemporânea
Arte japonesa
Budismo
Arte e tecnologia
Arte e natureza
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 6-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CRUZ, Esther Corrêa. Estamos todos conectados: meditações sobre a obra de Mariko Mori. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECCruz.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.