Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Luiz Antonio Vaz-
dc.contributor.authorCândido, Igor Sousa-
dc.date.accessioned2020-03-13T11:35:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:55Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11496-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de propulsãopt_BR
dc.subjectCusto operacionalpt_BR
dc.titleProjeto integrado de sistema propulsivo com requisito de tração estáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Severino Fonseca da-
dc.contributor.referee2Monteiro, Ulisses A.-
dc.description.resumoO desenvolvimento do trabalho é dado através de estudo da redução do custo da tripulação, tentativas de redução da potência instalada através da redução do volume da embarcação e análise de regressão linear, conceitos para otimização do binômio motor x hélice e estudo de caso para verificar a viabilidade ou não da redução da potência a bordo, mantendo a mesma capacidade de Bollard Pull. A análise do resultado obtido será comparado às formulações usualmente utilizadas por projetistas para cálculos do Bollard Pull e potência instalada, uma vez que a proposta do trabalho não é partir destas equações para redução da potência, mas sim utilizar os conceitos empregados para a determinação do sistema propulsivo através das curvas, kt, kq e J, determinação das eficiências do casco e consequentes cálculos de potências requerida e disponível. Espera-se assim, suscitar a discussão sobre a utilização dos métodos para determinação da potência a bordo par rebocadores e também analisar outras interfaces do projeto, tais como tripulação, automação que podem fazer do rebocador mais rentável operacionalmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Naval e Oceânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10008747.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.