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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projeto integrado de sistema propulsivo com requisito de tração estática
Autor(es)/Inventor(es): Cândido, Igor Sousa
Orientador: Pinto, Luiz Antonio Vaz
Resumo: O desenvolvimento do trabalho é dado através de estudo da redução do custo da tripulação, tentativas de redução da potência instalada através da redução do volume da embarcação e análise de regressão linear, conceitos para otimização do binômio motor x hélice e estudo de caso para verificar a viabilidade ou não da redução da potência a bordo, mantendo a mesma capacidade de Bollard Pull. A análise do resultado obtido será comparado às formulações usualmente utilizadas por projetistas para cálculos do Bollard Pull e potência instalada, uma vez que a proposta do trabalho não é partir destas equações para redução da potência, mas sim utilizar os conceitos empregados para a determinação do sistema propulsivo através das curvas, kt, kq e J, determinação das eficiências do casco e consequentes cálculos de potências requerida e disponível. Espera-se assim, suscitar a discussão sobre a utilização dos métodos para determinação da potência a bordo par rebocadores e também analisar outras interfaces do projeto, tais como tripulação, automação que podem fazer do rebocador mais rentável operacionalmente.
Palavras-chave: Sistema de propulsão
Custo operacional
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Naval e Oceânica

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