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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Seleção de sistema propulsivo em cascos de deslocamento: uso de formulações clássicas e resultados de medição
Autor(es)/Inventor(es): von Montfort, Gustavo
Orientador: Pinto, Luiz Antonio Vaz
Resumo: Durante muitos anos e até os dias de hoje pode-se dizer que a seleção do sistema propulsivo de navios convive com algumas incertezas, dentre as quais pode-se citar o valor da resistência ao avanço, do coeficiente de esteira, do coeficiente redutor de força propulsiva e os coeficientes de torque, empuxo e avanço do propulsor. Este trabalho pretende relacionar parâmetros medidos diretamente no navio com os respectivos parâmetros estimados segundo algumas formulações: Holtrop e diagrama Kt-Kq-J Série B. Será realizada medição em navio fluvial, instrumentado com Sistema de Medição de Eixos Girantes (SMEG), para obtenção da torque e força axial em tempo real. A força axial no eixo propulsor é a reação ao empuxo (T) produzido pelo propulsor. O valor real será então comparado ao Kt do propulsor, assim como o torque real será comparado ao Kq do propulsor. Kt e Kq reais estarão associados a um coeficiente de avanço real e assim poderá se obter um valor de Va real e coeficiente de esteira real. Prováveis desvios serão analisados. A pesquisa quantifica a diferença entre os cálculos de propulsão, que envolvem formulações de Holtrop e diagramas de testes de propulsores em águas abertas, com os resultados de medição. O erro dos valores experimentais também será avaliado.
Palavras-chave: Sistemas propulsão
Embarcações
Resistência ao avanço
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA::MAQUINAS MARITIMAS::ANALISE DE SISTEMAS PROPULSORES
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Naval e Oceânica

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