Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11933
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A avaliação dos efeitos da fixação de preços de revenda sobre a concorrência à luz das experiências recentes nos EUA e no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Hélio Gautama Aragão Barbosa de
Orientador: Pondé, João Luiz Simas Pereira de Souza
Resumo: A Teoria dos Custos de Transação desenvolvida por Oliver Williamson modificou a forma como as práticas restritivas verticais eram vistas pelas autoridades antitruste mas uma restrição em particular continua sendo fonte de controvérsias, a fixação de preço mínimo de revenda. Em 2007 a Suprema Corte Americana decidiu abolir a proibição per se para a fixação de preço de revenda, passando a julgá-la pela regra da razão. Isso suscitou uma discussão em vários países a respeito do modo como a regra da razão deveria ser aplicada nos casos concretos envolvendo preço mínimo de revenda e tal discussão chegou ao CADE em 2009 por meio do julgamento do caso SKF. Essa monografia visa discutir a sinalização dada pelo CADE à sociedade brasileira por através do caso SKF à luz do debato em torno da decisão da Suprema Corte bem como discutir aspectos gerais sobre essa prática vertical.
Palavras-chave: Defesa da concorrência
Fixação de preço de revenda
Regra da razão
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HGABOliveira.pdf483.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.