Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12159
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Torcedor consumidor: fatores determinantes para a adesão dos torcedores nos programas sócios torcedores dos clubes do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Rachel Seidensticker
Orientador: Ferreira, Daniela Abrantes
Resumo: Com a crescente profissionalização dos clubes brasileiros de futebol, e a recente abertura dos projetos de programas de sócio torcedores, faz-se necessário a realização de estudos que investiguem os fatores de adesão a esses programas, além de estudar o comportamento dos consumidores de esportes. Neste sentido, a presente pesquisa quantitativa tem como objetivo principal verificar a existência ou não de fatores determinantes a adesão de sócio torcedores nos clubes do Rio de Janeiro. Como método de pesquisa foi utilizado um survey em 144 participantes através da utilização de um questionário com 29 perguntas que exploram o perfil, e o consumo dos torcedores dos clubes cariocas. A amostra apresentou dados que comprovam o enorme potencial dos programas sócio torcedores. Constatou-se que é de suma importância que os clubes cariocas, e demais do Brasil, estudem mais a fundo as necessidades dos torcedores, para que cada vez mais se haja um maior número de adesão aos programas de sócio torcedores, e principalmente a manutenção dos mesmos.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Marketing esportivo
Programa Sócio Torcedor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSGomes.pdf389.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.