Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1224
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Twitter como ferramenta para disseminação da informação no Serviço de Referência Virtual: o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Klara Martha Wanderley
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Coorientador: Russo, Mariza
Resumo: Tem por objetivo apresentar o funcionamento do site Twitter como ferramenta de Serviço de Referência Virtual (SRV), tendo como foco o perfil não-institucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); busca identificar a natureza do material informacional que chega até ele. Exibe o papel do bibliotecário no SRV como facilitador da informação, baseado na Teoria da Biblioteca 2.0, e gestor no contexto apresentado. Quanto aos recursos metodológicos, foram utilizados artigos científicos e outros tipos de fontes para estudo do “estado da arte” e software para apresentação dos dados contabilizados quando da identificação da natureza das informações recebidas pelo perfil da UFRJ no Twitter, sendo estas divididas em grupos de semelhanças. Explora o perfil da Web e o bibliotecário, a identificação de mudança de perfil destes tópicos, sendo uma transformação consequência da outra; o SRV, conceituação e sua evolução; a concepção e conceituação do serviço de microblogging Twitter; o objeto da pesquisa, criação, funcionamento e administração do mesmo. Os resultados encontrados evidenciam que o material publicado no perfil pareceu ser relevante, uma vez que foram muitas as reutilizações do que foi postado. O público que acompanha as atualizações mostrou considerar o perfil influente e conhecido, já que o cita em suas mensagens, pede divulgações e indica para que seja acompanhado por outros. Algumas questões sobre a Universidade também foram enviadas. Mostrou-se importante também a participação da comunidade junto ao trabalho do bibliotecário quando da atuação do mesmo. Considera-se que o SRV é prática em constante desenvolvimento e o bibliotecário deve se programar para prestar bons serviços e seguir as tendências para tentar sempre estar ao lado de seus usuários para minimizar a dificuldade do encontro da informação e seus interessados.
Palavras-chave: Serviço de referência virtual
Tecnologia de informação e comunicação
Web 2.0
Mídias sociais
Twitter
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1224
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREIRE, Klara. O Twitter... Versão Final.pdf300,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.