Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12244
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Letramentos digitais: a formação do leitor/escritor digital através do gênero fanfiction
Author(s)/Inventor(s): Xavier, Natanaeli Malito Lima
Advisor: Scheffel, Marcos Vinícius
Abstract: O presente trabalho faz uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho com gêneros alternativos a que a escola oferece, debatendo sobre o que os estudantes produzem fora da sala de aula. Para isso partiremos do gênero fanfiction, escrita que se tornou bastante popular nos últimos anos, mas cuja origem é ainda mais antiga do que se imagina. Jovens e adolescentes se reúnem em plataformas online, como Wattpad e Spirit fanfics, para compartilhar suas histórias baseadas em ficções já existentes, sejam elas famosas ou não. Abordaremos o gênero a partir do ponto de vista social, com base em autores como Daniel Cassany (2010) e Roxane Rojo (2009). Apontar as vantagens de se trazer esse estudo para a sala de aula, em como isso pode aproximar o estudante das aulas de português-literaturas de forma agradável. Em apontar também essa prática como útil e valorizada na escola, e como esse gênero serve como ponte entre pessoas com a mesma paixão.
Keywords: Ficção
Fãs
Escrita
Letramento digital
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMLXavier.pdf839.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.