Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12341
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto
Author(s)/Inventor(s): Moreira, Leonardo Cesar Alves
Advisor: Fresquet, Adriana Mabel
Abstract: Analisa a participação de dois estudantes de baixa visão da Escola de Cinema Adèle Sigaud, do Instituto Benjamin Constant (IBC), na 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CINEOP), realizada no período de 17 a 22 de Junho de 2015. Os estudantes tiveram a oportunidade de representar a instituição, exibindo os filmes produzidos durante as aulas de cinema. Diante disso, nosso objetivo central é investigar possíveis visibilidades das ações discentes do público de baixa visão através da prática cinematográfica. O referencial teórico que permeia as questões norteadoras e a hipótese deste estudos concentra-se na Pedagogia da Criação (BERGALA, 2008), desenvolvida pelo cineasta e educador Alain Bergala e na Igualdade de Inteligências (RANCIÈRE, 2002). Partimos destes referenciais como escopo para a construção teórico-metodológica deste estudo, que norteia o processo de criação de um filme, em formato de Abecedário, onde os próprios estudantes narram suas experiências entre assistir e fazer cinema no interior da escola ao momento de exibição de seus filmes, fora do contexto escolar. O objetivo do presente estudo é, a partir deste recorte, contribuir para o avanço de discussões sobre possíveis visibilidades das ações dos estudantes de baixa visão através de experiências cinematográficas.
Keywords: Cinema
Baixa visão
Educação especial
Educação inclusiva
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MOREIRA, Leonardo Cesar Alves. Abecedário das (in)visibilidades: cinema e criação no Instituto Benjamin Constant, da escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMoreira.pdf516.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.