Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12363
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Fabianne Maria Quaglia |
Advisor: | Arenhart, Deise |
Abstract: | Este estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças. |
Keywords: | Educação infantil Brincadeiras Prática de ensino |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FPereira.pdf | 151.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.