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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Fabianne Maria Quaglia
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como a brincadeira favorece o desenvolvimento da criança e se torna experiência de cultura na infância, particularmente na Educação Infantil. A partir disso, busca-se também compreender como a brincadeira pode fazer parte do cotidiano pedagógico nas suas expressões de faz-de-conta, atividade lúdica e jogo e qual é o papel do professor na brincadeira. O trabalho foi produzido a partir de uma revisão bibliográfica, tendo em Lev Semenovich Vigotski, William Corsaro, Gilles Brougère, Manuel Sarmento e Ângela Borba as principais fontes da pesquisa. A pesquisa reitera a importância do brincar como eixo do trabalho na Educação Infantil, como indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e destaca o papel fundamental do professor na organização de tempos e espaços para brincar, na observação e participação nas brincadeiras das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Brincadeiras
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Fabianne Maria Quaglia. Brincadeira e educação infantil: fundamentos e possibilidades no trabalho pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
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