Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12368
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Meditação laica: uma ferramenta para educação emocional
Autor(es)/Inventor(es): Baião, Camila Gama Augusto
Orientador: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumo: Com base no conceito de Danial Goleman, que diserta sobre a importância da Inteligência Emocional, o presente trabalho identifica a ausência de uma educação emocional formal nas escolas. Confirmada com pesquisas que trazem dados sobre a prática de bullying em escolas do Brasil. Trago o educador Juan Casasus para acrescentar na discussão. E em seguida apresento a professora Claudiah Rato e seu trabalho com a “Meditação Laica Educacional”. Técnica desenvolvida por ela que se mostra uma ferramenta para atuar no contexto de formalização da Educação Emocional nas escolas. Com isso concluo que tal prática é relevante para desenvolvimento da Inteligência Emocional.
Palavras-chave: Meditação
Afeição
Bullying
Ensino fundamental
Prática de ensino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BAIÃO, Camila Gama Augusto. Meditação laica: uma ferramenta para educação emocional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBaiao.pdf238.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.