Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12462
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Bárbara Meirelles
Advisor: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Abstract: Este trabalho aborda a construção do número e o ensino da Matemática na Educação Infantil, e tem como objetivo compreender como a criança constroi os conhecimentos lógicosmatemáticos. A pesquisa desta monografia pretende problematizar a questão do número na criança de 3 a 6 anos, dentro de uma perspectiva teórica piagetiana. Por meio de uma discussão didático-pedagógica sobre os aspectos da aprendizagem matemática foi enfatizada a importância do lúdico, tendo como subsídios a produção teórica do campo da educação matemática e da psicologia do desenvolvimento, em conformidade com a proposta do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, problematizando o bloco de conteúdos “número e sistema de numeração” relacionados à diferentes contextos, e utilizando diferentes linguagens. O lúdico será compreendido na presente pesquisa como uma atividade indissociável ao processo de ensino aprendizagem da criança pré-operatória, o que significa que é por meio das brincadeiras, jogos e jogos simbólicos, que a criança constroi seu conhecimento de mundo.
Keywords: Educação infantil
Matemática
Jogos educativos
Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Bárbara Meirelles. A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BFonseca.pdf566.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.