Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12462
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Bárbara Meirelles
Tutor: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumen: Este trabalho aborda a construção do número e o ensino da Matemática na Educação Infantil, e tem como objetivo compreender como a criança constroi os conhecimentos lógicosmatemáticos. A pesquisa desta monografia pretende problematizar a questão do número na criança de 3 a 6 anos, dentro de uma perspectiva teórica piagetiana. Por meio de uma discussão didático-pedagógica sobre os aspectos da aprendizagem matemática foi enfatizada a importância do lúdico, tendo como subsídios a produção teórica do campo da educação matemática e da psicologia do desenvolvimento, em conformidade com a proposta do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, problematizando o bloco de conteúdos “número e sistema de numeração” relacionados à diferentes contextos, e utilizando diferentes linguagens. O lúdico será compreendido na presente pesquisa como uma atividade indissociável ao processo de ensino aprendizagem da criança pré-operatória, o que significa que é por meio das brincadeiras, jogos e jogos simbólicos, que a criança constroi seu conhecimento de mundo.
Materia: Educação infantil
Matemática
Jogos educativos
Aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FONSECA, Bárbara Meirelles. A construção do número na educação infantil: lúdico como recurso metodológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BFonseca.pdf566.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.