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dc.contributor.advisorQueiroz, Eduardo Mach-
dc.contributor.authorEspíndola, Gabriel Lopes-
dc.date.accessioned2020-06-09T01:02:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:13Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12476-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDióxido de carbonopt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.subjectPlanejamento energéticopt_BR
dc.subjectTransporte de cargaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleRedução das omissões de CO2 do setor de transportes brasileiro aplicando a metodologia de diagrama de fontes de carbonopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0145732751364477pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6502750245293310pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Francisco, Flávio da Silva-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2215168284347755pt_BR
dc.contributor.referee1Quaresma, Ana Carolina de Lira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4226118745055439pt_BR
dc.contributor.referee2Mehl, Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6704067583523167pt_BR
dc.contributor.referee3Rochedo, Pedro Rua Rodriguez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4850228729051775pt_BR
dc.description.resumoAs ações antrópicas têm causado grande impacto ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Em 2016, o Brasil entrou no Acordo de Paris. As Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND) do Brasil estabelecem o compromisso de reduzir as emissões de GEE a um nível 37% inferior ao de 2005, em 2025, além de cumprir uma meta indicativa subsequente de 43% menos emissões em relação a 2005, em 2030. O Diagrama de Fontes de Carbono (DFC) é uma metodologia que permite a identificação das fontes necessárias para suprir uma determinada demanda por meio da elaboração de um planejamento energético, respeitando os limites de emissão de GEE. O presente trabalho tem como base a utilização do DFC com sua adaptação para aplicação no setor de transporte de cargas do Brasil. Para demonstrar a aplicabilidade da metodologia DFC no setor de transportes, foi utilizado como base o trabalho de Walmsley et al. (2015), que trata de um planejamento energético do setor de transportes da Nova Zelândia, de forma que os níveis de emissão em 2050 sejam os mesmos que em 1990. Os resultados encontrados para a metodologia DFC foram bastante próximos dos obtidos pelos autores, provando, portanto, a eficácia da metodologia. Aplicando a metodologia DFC ao sistema de transporte de cargas do Brasil, com o objetivo de obter cenários de minimização das emissões de CO2, e avaliar a viabilidade do cumprimento das metas estabelecidas nas CND, concluiu-se que a quantidade de transporte estimada em 2025, de 2.808,5 Gt-km, seria responsável por 46.371 kt-CO2, respeitando o limite de emissão, que é de 46.686 kt-CO2. Por sua vez, a quantidade de transporte estimada em 2030, de 3.072,9 Gt-km, emitiria 40.164 kt-CO2, abaixo do limite de 42.240 kt-CO2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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