Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12476
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Redução das omissões de CO2 do setor de transportes brasileiro aplicando a metodologia de diagrama de fontes de carbono
Autor(es)/Inventor(es): Espíndola, Gabriel Lopes
Orientador: Queiroz, Eduardo Mach
Coorientador: Francisco, Flávio da Silva
Resumo: As ações antrópicas têm causado grande impacto ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Em 2016, o Brasil entrou no Acordo de Paris. As Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND) do Brasil estabelecem o compromisso de reduzir as emissões de GEE a um nível 37% inferior ao de 2005, em 2025, além de cumprir uma meta indicativa subsequente de 43% menos emissões em relação a 2005, em 2030. O Diagrama de Fontes de Carbono (DFC) é uma metodologia que permite a identificação das fontes necessárias para suprir uma determinada demanda por meio da elaboração de um planejamento energético, respeitando os limites de emissão de GEE. O presente trabalho tem como base a utilização do DFC com sua adaptação para aplicação no setor de transporte de cargas do Brasil. Para demonstrar a aplicabilidade da metodologia DFC no setor de transportes, foi utilizado como base o trabalho de Walmsley et al. (2015), que trata de um planejamento energético do setor de transportes da Nova Zelândia, de forma que os níveis de emissão em 2050 sejam os mesmos que em 1990. Os resultados encontrados para a metodologia DFC foram bastante próximos dos obtidos pelos autores, provando, portanto, a eficácia da metodologia. Aplicando a metodologia DFC ao sistema de transporte de cargas do Brasil, com o objetivo de obter cenários de minimização das emissões de CO2, e avaliar a viabilidade do cumprimento das metas estabelecidas nas CND, concluiu-se que a quantidade de transporte estimada em 2025, de 2.808,5 Gt-km, seria responsável por 46.371 kt-CO2, respeitando o limite de emissão, que é de 46.686 kt-CO2. Por sua vez, a quantidade de transporte estimada em 2030, de 3.072,9 Gt-km, emitiria 40.164 kt-CO2, abaixo do limite de 42.240 kt-CO2.
Palavras-chave: Dióxido de carbono
Gases
Efeito estufa
Planejamento energético
Transporte de cargas
Estudo de caso
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::PROCESSOS INDUSTRIAIS DE ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEspindola.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.