Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12477
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O multiculturalismo na educação musical
Author(s)/Inventor(s): Rio Branco, Thiago Lopes
Advisor: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Abstract: Este trabalho a partir da perspectiva multicultural crítica e pós-colonial procurou verificar em que medida a educação musical pode proporcionar a valorização da diversidade cultural que compõe as escolas brasileiras. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e teórico-empírico, na qual as coletas de dados foram realizadas por meio entrevistas semiestruturadas com três professores ligados à educação musical, sendo dois formadores de professores e um professor da educação básica. Os dados coletados evidenciaram que ao observar tal fenômeno, é fundamental ponderar que a multiplicidade, em especial, a musical, proporciona ao aluno uma nova perspectiva sobre nossa cultura e história que precisa ser contemplada no processo de ensino-aprendizagem. No tocante à prática pedagógica do professor de educação musical, deve-se procurar, acima de tudo, respeitar os interesses dos alunos e das comunidades nas quais os mesmos se encontram inseridos, vivendo e (re)construindo suas experiências. Neste sentido, se configura como papel do professor estimular seus alunos a conhecerem diferentes estilos musicais que não estão no seu cotidiano, transitando entre o popular e o erudito, compartilhando e valorizando todas as formas de manifestação musical e cultural presentes na sociedade brasileira.
Keywords: Multiculturalismo
Educação musical
Prática de ensino
Música
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIO BRANCO, Thiago Lopes. O multiculturalismo na educação musical. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TBranco.pdf245.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.