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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O programa de tutoria na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Xavier, Daianne Bastos
Orientador: Nascimento, Maria das Graças Chagas de Arruda
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar o programa de inserção profissional direcionado ao professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, de forma especial, a proposta de implementação de um sistema de tutoria anunciada pela gerente do ensino fundamental dessa rede de ensino em pesquisa realizada anteriormente. Para isso, pretende: a) Mapear os programas de tutoria, descritos pela literatura, propostos por diferentes países, destacando aqueles já implementados na América Latina e no Brasil; b) Analisar os normativos que regem a proposta de tutoria da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro; c) Discutir os dados referentes à implementação dessa proposta que foram construídos a partir dos depoimentos das gestoras da Escola Paulo Freire, responsável por esse programa, das diretoras das escolas e das professoras iniciantes da rede. O referencial teórico pautou-se principalmente nas contribuições dos seguintes autores: Huberman (2000); Nóvoa (1999, 2006); Tedesco e Tenti Fanfani (2004); Tardif e Lessard (2005); Marcelo (1999, 2009); Vaillant e Marcelo (2012); Alliaud (2014); Vezub e Alliaud (2012); Vezub (2011); Gatti, Barreto e André (2011). Foram sujeitos dessa investigação 51 professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, ingressos entre os anos de 2012 a 2015. A coleta de dados se deu através da consulta a documentos oficiais, entrevistas com gestoras da Escola Paulo Freire e diretoras das escolas, questionário e grupos de discussão. Os resultados evidenciaram que nenhum dos/as professores/as ouvidos vivenciaram o programa de tutoria. Na verdade, professores/as e diretoras não tinham conhecimento dessa iniciativa da SME. Vale destacar que embora esse estudo tenha tido por foco uma ação de formação que não foi plenamente implementada, acredito que pode contribuir para o acompanhamento dos professores que ingressam na profissão por meio de ações formativas sistemáticas, intencionais e institucionais. Para isso, é preciso reconhecer a importância do acompanhamento do professor que ingressa na carreira como fator importante na constituição da profissionalidade docente.
Palavras-chave: Tutoria
Ensino Fundamental
Legislação
Formação de professores
Escola pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: XAVIER, Daianne Bastos. O programa de tutoria na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
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