Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12492
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação bilíngue: a possibilidade de inclusão dos alunos surdos
Author(s)/Inventor(s): Vivas, Mariana Pereira
Advisor: Constant, Elaine
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso consiste em estudar e para inclusão de alunos portadores de deficiências, em especial os alunos surdos. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica como fonte de pesquisa, a fim de levantar um debate sobre a prática docente em relação aos alunos surdos. Foram abordados documentos que enfatizam a necessidade e os direitos desses alunos à prática educacional de caráter inclusiva. Como resultado do estudo, podemos concluir que a prática pedagógica nas escolas é percebida como algo relevante, o que conduz, não de forma definitiva, uma necessidade de melhoria nas práticas de ensino e certa qualificação de professores enquanto mediadores dessas crianças. Por isso, acreditamos que no trabalho docente, ainda há muito que se pesquisar, se descobrir e aprender sobre a inclusão de surdos e a melhoria da qualidade do ensino para a vida desses alunos.
Keywords: Estudantes surdos
Educação bilíngue
Formação profissional
Prática de ensino
Inclusão escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VIVAS, Mariana Pereira. Educação bilíngue: a possibilidade de inclusão dos alunos surdos. 2017.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVivas.pdf155.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.