Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12510
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O manual e a escrita da história da educação: sobre lições, ensino e aprendizagens |
Author(s)/Inventor(s): | Calheiros, Raiza Maia |
Advisor: | Silva, José Cláudio Sooma |
Abstract: | O presente trabalho estabeleceu interlocuções com um conjunto de pesquisas que, igualmente, escolheu problematizar os manuais de história da educação e suas relações com as tentativas de produzir sentidos para o passado educacional (GONDRA e SILVA, 2010; GONDRA e SILVA, 2011; ROBALLO, 2012; SILVA; GONDRA, SILVA e MENEZES, 2015). Nessa linha, de modo mais específico, no capítulo I foram apresentadas as “Lições a ensinar sobre o passado educacional” com o foco numa experiência de escrita: a História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil – de Maria Lúcia Arruda Aranha – trabalhando com a 1ª e a 3ª edições (1989 e 2006, respectivamente). A partir, e em função, desse recorte problematizador empreendido foi possível realçar as aproximações e distanciamentos perscrutados entre a 1ª e a 3ª edições do manual de História de Educação de Arruda Aranha. Com ênfase nas características editorais constantes às duas edições analisadas e na função autoral como princípio de agrupamento de discursos e/ou foco de coerência (GONDRA e SILVA, 2010) buscouse, analisar o padrão narrativo constante ao manual, princípios considerados orientadores à narrativa. Ao lado dessas reflexões, no Capítulo II, foi construída uma investigação de: “Uma lição específica: notas para pensar o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, acontecimento que comparece obrigatoriamente nos manuais dedicados à formação dos educadores na discussão. Para tal empreendimento, os aportes teóricometodológicos escolhidos foram Nunes (2004) e Veiga (2004) que se debruçaram sobre o Manifesto; Hobsbawm & Ranger (1984) e Albuquerque Junior (2007). A partir de uma abordagem marginal sugerida por Clarice Nunes (2004), pretendeu-se dialogar com o Manifesto, criando ao mesmo tempo um lugar específico: o da margem, isto é, um lugar de fronteira entre o documento e o que se disse dele. |
Keywords: | História da educação Formação de professores Aprendizagem |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | CALHEIROS, Raiza Maia. O manual e a escrita da história da educação: sobre lições, ensino e aprendizagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCalheiros.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.