Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12510
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O manual e a escrita da história da educação: sobre lições, ensino e aprendizagens
Author(s)/Inventor(s): Calheiros, Raiza Maia
Advisor: Silva, José Cláudio Sooma
Abstract: O presente trabalho estabeleceu interlocuções com um conjunto de pesquisas que, igualmente, escolheu problematizar os manuais de história da educação e suas relações com as tentativas de produzir sentidos para o passado educacional (GONDRA e SILVA, 2010; GONDRA e SILVA, 2011; ROBALLO, 2012; SILVA; GONDRA, SILVA e MENEZES, 2015). Nessa linha, de modo mais específico, no capítulo I foram apresentadas as “Lições a ensinar sobre o passado educacional” com o foco numa experiência de escrita: a História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil – de Maria Lúcia Arruda Aranha – trabalhando com a 1ª e a 3ª edições (1989 e 2006, respectivamente). A partir, e em função, desse recorte problematizador empreendido foi possível realçar as aproximações e distanciamentos perscrutados entre a 1ª e a 3ª edições do manual de História de Educação de Arruda Aranha. Com ênfase nas características editorais constantes às duas edições analisadas e na função autoral como princípio de agrupamento de discursos e/ou foco de coerência (GONDRA e SILVA, 2010) buscouse, analisar o padrão narrativo constante ao manual, princípios considerados orientadores à narrativa. Ao lado dessas reflexões, no Capítulo II, foi construída uma investigação de: “Uma lição específica: notas para pensar o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, acontecimento que comparece obrigatoriamente nos manuais dedicados à formação dos educadores na discussão. Para tal empreendimento, os aportes teóricometodológicos escolhidos foram Nunes (2004) e Veiga (2004) que se debruçaram sobre o Manifesto; Hobsbawm & Ranger (1984) e Albuquerque Junior (2007). A partir de uma abordagem marginal sugerida por Clarice Nunes (2004), pretendeu-se dialogar com o Manifesto, criando ao mesmo tempo um lugar específico: o da margem, isto é, um lugar de fronteira entre o documento e o que se disse dele.
Keywords: História da educação
Formação de professores
Aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CALHEIROS, Raiza Maia. O manual e a escrita da história da educação: sobre lições, ensino e aprendizagens. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCalheiros.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.