Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12515
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dc.contributor.advisorXavier, Libânia Nacif-
dc.contributor.authorFerreira, Graziela Aparecida Gomes-
dc.date.accessioned2020-06-11T22:03:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Graziela Aparecida Gomes. Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12515-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilização socialpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantes pobrespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleTornar-se professora: da favela ao chão da universidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Polessa, Julia-
dc.contributor.referee2Machado, Sandra Maria Caldeira-
dc.description.resumoNesta monografia pretendo, por meio da narrativa sobre o meu próprio processo de formação como pedagoga, salientar as ênfases e marcos pessoais que convergem, constroem e reconstroem escolhas, posicionamentos e experiências particulares, destacando a importância dos processos de socialização e dos espaços sociais para a construção identitária assim como para os processos formativos. Reflito sobre os limites e potenciais da formação universitária, confrontando-os com os espaços não formais/escolares e trago à cena o olhar e a voz dos sujeitos excluídos e marginalizados, desvelando a diversidade de significações que a educação, o ensino e os processos formativos tomam a partir da resistência de sujeitos pobres e favelados frente às desigualdades de oportunidades educacionais e sociais. A passagem pela universidade, sem dúvida, interfere nos percursos que levam à legitimação e visibilização dos saberes adquiridos (e positivados) assim como proporciona certa ascensão social, por meio da emancipação intelectual e da ocupação de postos de trabalho mais favoráveis. Para embasar teoricamente o trabalho, recorro à literatura lida ao longo do curso de pedagogia e na iniciação científica, que inclui textos sobre narrativas autobiográficas, tais como os estudos de SOUZA (2008). Utilizo os conceitos de projeto e campo de possibilidades, inspirados em VELHO (1999) assim como me reporto a algumas noções sugeridas por BOURDIEU (1998) tais como luta concorrencial, capital social e simbólico, contradições da herança. Ao final, articulo o trabalho de organização do arquivo documental do professor Rubin Santos Leão Aquino, realizado no âmbito do Programa de Iniciação Científica e compartilhamos algumas reflexões sobre a profissão docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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