Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12515
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Graziela Aparecida Gomes
Orientador: Xavier, Libânia Nacif
Resumo: Nesta monografia pretendo, por meio da narrativa sobre o meu próprio processo de formação como pedagoga, salientar as ênfases e marcos pessoais que convergem, constroem e reconstroem escolhas, posicionamentos e experiências particulares, destacando a importância dos processos de socialização e dos espaços sociais para a construção identitária assim como para os processos formativos. Reflito sobre os limites e potenciais da formação universitária, confrontando-os com os espaços não formais/escolares e trago à cena o olhar e a voz dos sujeitos excluídos e marginalizados, desvelando a diversidade de significações que a educação, o ensino e os processos formativos tomam a partir da resistência de sujeitos pobres e favelados frente às desigualdades de oportunidades educacionais e sociais. A passagem pela universidade, sem dúvida, interfere nos percursos que levam à legitimação e visibilização dos saberes adquiridos (e positivados) assim como proporciona certa ascensão social, por meio da emancipação intelectual e da ocupação de postos de trabalho mais favoráveis. Para embasar teoricamente o trabalho, recorro à literatura lida ao longo do curso de pedagogia e na iniciação científica, que inclui textos sobre narrativas autobiográficas, tais como os estudos de SOUZA (2008). Utilizo os conceitos de projeto e campo de possibilidades, inspirados em VELHO (1999) assim como me reporto a algumas noções sugeridas por BOURDIEU (1998) tais como luta concorrencial, capital social e simbólico, contradições da herança. Ao final, articulo o trabalho de organização do arquivo documental do professor Rubin Santos Leão Aquino, realizado no âmbito do Programa de Iniciação Científica e compartilhamos algumas reflexões sobre a profissão docente.
Palavras-chave: Mobilização social
Ensino superior
Estudantes pobres
Formação de professores
Educação inclusiva
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERREIRA, Graziela Aparecida Gomes. Tornar-se professora: da favela ao chão da universidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFerreira.pdf369.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.