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dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorOliveira, Rayane da Silva de-
dc.date.accessioned2020-06-17T23:13:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:15Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rayane da Silva de. A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12550-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleA importância da organização do trabalho docente interdisciplinarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Cunha, Regina Céli Oliveira da-
dc.description.resumoOs principais objetivos do presente trabalho consistiram em compreender os conceitos de interdisciplinaridade e observar como a interdisciplinaridade ocorre na prática docente de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Realizei uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-me da pesquisa teórico-empírica. Foi feita uma coleta de dados em campo, para a qual apliquei como técnica a observação de trabalhos pedagógicos da prática docente de dois professores dos anos iniciais de um Centro Integrado de Educação Pública da Zona Sul do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado baseou-se nos autores Japiassu, Santomé, Fazenda e Lück. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, abordo os vários conceitos de disciplina; no segundo, detive-me no surgimento da interdisciplinaridade, defino suas principais concepções, o movimento pela interdisciplinaridade e também os principais documentos que citam a interdisciplinaridade na educação básica; no terceiro, finalmente, apresento a análise do trabalho de campo e os principais desafios e dificuldades que o professor encontra para a realização do trabalho interdisciplinar. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pude perceber que, apesar dos documentos oficiais apresentarem a interdisciplinaridade na organização curricular da educação básica, a prática com abordagem interdisciplinar ainda é pouco utilizada. Face aos dados apresentados, constatei ainda que o termo interdisciplinaridade não tem por parte dos teóricos analisados um sentido único e estável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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