Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12550
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Rayane da Silva de
Tutor: Giambiagi, Irene
Resumen: Os principais objetivos do presente trabalho consistiram em compreender os conceitos de interdisciplinaridade e observar como a interdisciplinaridade ocorre na prática docente de professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Realizei uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-me da pesquisa teórico-empírica. Foi feita uma coleta de dados em campo, para a qual apliquei como técnica a observação de trabalhos pedagógicos da prática docente de dois professores dos anos iniciais de um Centro Integrado de Educação Pública da Zona Sul do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado baseou-se nos autores Japiassu, Santomé, Fazenda e Lück. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro, abordo os vários conceitos de disciplina; no segundo, detive-me no surgimento da interdisciplinaridade, defino suas principais concepções, o movimento pela interdisciplinaridade e também os principais documentos que citam a interdisciplinaridade na educação básica; no terceiro, finalmente, apresento a análise do trabalho de campo e os principais desafios e dificuldades que o professor encontra para a realização do trabalho interdisciplinar. Mediante o que foi estudado ao longo do processo de elaboração deste trabalho, pude perceber que, apesar dos documentos oficiais apresentarem a interdisciplinaridade na organização curricular da educação básica, a prática com abordagem interdisciplinar ainda é pouco utilizada. Face aos dados apresentados, constatei ainda que o termo interdisciplinaridade não tem por parte dos teóricos analisados um sentido único e estável.
Materia: Prática de ensino
Currículo
Ensino fundamental
Escola pública
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Rayane da Silva de. A importância da organização do trabalho docente interdisciplinar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROliveira.pdf220.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.