Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12551
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes |
Author(s)/Inventor(s): | Mehl, Sônia Veprinsky |
Advisor: | Ranniery, Thiago |
Abstract: | O presente estudo, à luz da história do movimento feminista, da caracterização dos feminismos contemporâneos (ALVAREZ, 2014; MATOS, 2014) e da literatura sobre “jovens feministas” (GIOVANNI, 2003; ZANETTI, 2009; ADRIÃO; TONELI; MALUF, 2011; GOMES; SORJ, 2014), tem o objetivo de situar os feminismos na escola no movimento mais amplo de reconfigurações contemporâneas dos feminismos. Foram realizadas observações e entrevistas em uma escola estadual no Rio de Janeiro e a análise destas revelou a pluralidade de feminismos que, sobretudo entre professoras e estudantes, disputam por diferentes concepções e formas válidas de composição na escola, caracterizando conflitos e negociações. Identifico também que os feminismos contemporâneos e as características singulares das jovens feministas se fazem presentes na composição dos feminismos nas escolas e na forma como as estudantes caracterizam essas experiências, seja na disputa por narrativas ou nas denúncias de tensões geracionais, em que as jovens estudantes são colocadas em um lugar de passividade e na condição de herdeiras do movimento pelas professoras. A pesquisa conclui que há especificidades em ser jovem feminista no espaço escolar pela centralidade dos corpos na constituição de seus feminismos e campos discursivos, particularidades de pautas e pelas disputas por reconhecimento que passam pela relação com professoras e a organização da escola. Essas considerações reconfiguram os campos de ação feministas, ao mesmo tempo em que tensionam e configuram a escola. |
Keywords: | Feminismo Estudantes Escolas Jovens Professoras |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MEHL, Sônia Veprinsky . Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.