Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12551
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes
Autor(es)/Inventor(es): Mehl, Sônia Veprinsky
Orientador: Ranniery, Thiago
Resumo: O presente estudo, à luz da história do movimento feminista, da caracterização dos feminismos contemporâneos (ALVAREZ, 2014; MATOS, 2014) e da literatura sobre “jovens feministas” (GIOVANNI, 2003; ZANETTI, 2009; ADRIÃO; TONELI; MALUF, 2011; GOMES; SORJ, 2014), tem o objetivo de situar os feminismos na escola no movimento mais amplo de reconfigurações contemporâneas dos feminismos. Foram realizadas observações e entrevistas em uma escola estadual no Rio de Janeiro e a análise destas revelou a pluralidade de feminismos que, sobretudo entre professoras e estudantes, disputam por diferentes concepções e formas válidas de composição na escola, caracterizando conflitos e negociações. Identifico também que os feminismos contemporâneos e as características singulares das jovens feministas se fazem presentes na composição dos feminismos nas escolas e na forma como as estudantes caracterizam essas experiências, seja na disputa por narrativas ou nas denúncias de tensões geracionais, em que as jovens estudantes são colocadas em um lugar de passividade e na condição de herdeiras do movimento pelas professoras. A pesquisa conclui que há especificidades em ser jovem feminista no espaço escolar pela centralidade dos corpos na constituição de seus feminismos e campos discursivos, particularidades de pautas e pelas disputas por reconhecimento que passam pela relação com professoras e a organização da escola. Essas considerações reconfiguram os campos de ação feministas, ao mesmo tempo em que tensionam e configuram a escola.
Palavras-chave: Feminismo
Estudantes
Escolas
Jovens
Professoras
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MEHL, Sônia Veprinsky . Feminismos na escola: um estudo sobre a caracterização dos feminismos na escola a partir das percepções de jovens feministas estudantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMehl.pdf369.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.