Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12595
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas
Autor(es)/Inventor(es): Cascardo, Juliana Sanfilippo
Orientador: Kelman, Celeste Azulay
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa maior chamada: “Projeto educacional de crianças implantadas: um estudo comparativo”, coordenada pela mestranda Rachel Brum e orientada pela professora Celeste Azulay Kelman, do programa de pós-graduação em educação da UFRJ. Participei como voluntária desta pesquisa, atendendo uma criança implantada que tinha 10 anos e que estava no 4º ano de escolaridade. A partir desta experiência decidi fazer um trabalho semelhante. A pesquisa que foi realizada nessa monografia tem como objetivo comparar os desempenhos linguísticos no atendimento educacional especializado em ambiente hospitalar, analisando o desenvolvimento da compreensão textual de duas crianças, implantadas, em processo de alfabetização. O atendimento foi realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, com duas crianças, uma de sete anos e outra de seis anos, que possuem implante coclear, mas diferentes daquelas que foram atendidas na pesquisa da mestranda Rachel. Portanto, não receberam previamente nenhum atendimento educacional especializado (AEE) realizado no HUCFF. Analisei e comparei a compreensão textual destas crianças no início dos atendimentos e ao final, para sondar o efeito do processo de alfabetização realizado durante os encontros do AEE.
Palavras-chave: Educação especial
Surdez
Implantes cocleares
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASCARDO, Juliana Sanfilippo. Desenvolvimento da leitura e escrita no atendimento educacional especializado para crianças surdas implantadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCascardo.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.