Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12597
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A formação musical do professor generalista e sua atuação na educação básica
Autor(es)/Inventor(es): Araújo, Jéssica Pedroza de
Orientador: Nogueira, Monique Andries
Resumo: O presente trabalho tem como ponto de partida a promulgação da Lei 11.769/08, que introduziu a obrigatoriedade do ensino de música no componente curricular arte, em toda a educação básica brasileira. A partir dela, crescem as discussões, desafios e implicações em torno da música nas escolas, além de se evidenciar a carência de especialistas na área. Nesse contexto, o objetivo central dessa monografia foi verificar se/como os professores generalistas, egressos do curso de pedagogia, realizam o ensino de música em seus afazeres docentes. Como referencial teórico, foram utilizados os trabalhos de pesquisadores que tratam desta temática, como Nogueira e Bellochio. Tratou-se de pesquisa qualitativa, utilizando-se como instrumento um questionário endereçado a egressos do curso de pedagogia de duas universidades públicas do Rio de Janeiro, sendo elas UERJ e UFRJ, que já atuam como docentes na educação básica, com intuito de compreender como as instituições formadoras buscam adequar-se à lei. Após a coleta e análise dos dados, foi possível perceber que para que de fato a lei se cumpra é preciso que os currículos de pedagogia incluam de forma significativa conteúdos musicais e que os docentes permaneçam ampliando sua formação musical mesmo depois da formação inicial.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de música
Prática de ensino
Educação básica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARAÚJO, Jéssica Pedroza de. A formação musical do professor generalista e sua atuação na educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAraújo.pdf226.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.