Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12605
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Camille Magda dos
Tutor: Xavier, Libânia Nacif
Resumen: O mundo contemporâneo vem sofrendo diversas transformações em múltiplos setores da sociedade, inclusive na educação. Nota-se que a imigração é um fenômeno mundial e marca definitivamente a agenda de muitos países no século XXI. Portanto, no contexto escolar, a questão da criança imigrante como sujeito aluno faz se importante. A monografia desenvolve uma análise onde se busca refletir como a diversidade, o distanciamento entre a cultura acadêmica e a realidade educacional afligem a prática pedagógica dos professores na atualidade, exigindo que os mesmos tenham que se apropriar de uma formação que extrapola a formação universitária, afim de atender as novas demandas que surgem no interior da escola. Nesse sentido, acreditamos que estudos sobre a formação de professores e os desafios frente aos processos educacionais imigratórios podem trazer grandes contribuições para o campo de estudos pedagógicos. Esta seria, assim, a relevância do estudo proposto nesta monografia. Ancorada na análise de documentos de natureza variada, bem como na leitura de estudos desenvolvidos por outros pesquisadores que também discutem sobre a educação imigratória, está monografia teve como objetivo apresentar possíveis práticas pedagógicas que podem auxiliar o professor que recebe o aluno imigrante. Além das observações, se busca analisar autores que auxiliem a compreensão do atual processo imigratório no mundo contemporâneo, podendo assim compreender os conceitos pertinentes à questão do aluno imigrante, que aqui serão abordados.
Materia: Direito à educação
Imigrantes
Pluralismo cultural
Formação de professores
Formação continuada
Prática pedagógica
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Camille Magda dos. A escola e o acolhimento do aluno imigrante: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSantos.pdf727.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.