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dc.contributor.advisorBocchetti, André-
dc.contributor.authorOliveira, Debora Schott de-
dc.date.accessioned2020-06-25T19:53:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Debora Schott de. A construção do fracasso escolar: análise de conteúdo dos relatórios pedagógicos de duas turmas de educação infantil no município do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12609-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola privadapt_BR
dc.title. A construção do fracasso escolar: análise de conteúdo dos relatórios pedagógicos de duas turmas de educação infantil no município do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Teresa Nico Rêgo-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo principal reunir elementos que nos ajudem a compreender a lógica do fracasso escolar, suas implicações na vida dos alunos e os atores envolvidos nesse processo. Para que a construção deste trabalho fosse possível, foi feita uma pesquisa documental, baseada em trinta e um relatórios, sendo vinte e cinco de turmas de uma escola pública, e seis de escola privada, ambas situadas no município do Rio de Janeiro. Destes trinta e um relatórios foram selecionados 12, sendo 6 de cada Instituição, respeitando-se proporcionalidade entre os sexos. Os relatórios foram submetidos à análise de conteúdo, onde foram selecionadas as seguintes categorias: disciplina, desenvolvimento, aprendizagem e socialização. As considerações finais evidenciam as semelhanças e diferenças entre as realidades retratadas por meio dos referidos relatórios. Dentre as semelhanças encontradas, destaca-se a ênfase nos comportamentos sociais em detrimento de expressões de individualidade e excessiva preocupação com a disciplina, onde espera-se que crianças na faixa-etária de 3 a 6 anos saibam lidar de maneira ajustada com emoções complexas. Dentre as diferenças, destaca-se o capital cultural das crianças da escola particular, que além de ter acesso a experiências mais diversas dentro do que se valoriza academicamente, tem um pouco mais de espaço para se expressar como indivíduos. Os relatórios em ambas realidades demonstram muito sobre as expectativas de desenvolvimento, aprendizagem e comportamento em relação aos pré-escolares e estas parecem estar na base do que adiante se classifica como fracasso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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