Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12631
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Jesus, Gisele Oliveira Matos de
Advisor: Cerdas, Luciene
Abstract: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino da leitura e a formação do professor-leitor, mediante uma pesquisa realizada com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para ensinar a ler e escrever é desejável que o professor além de possuir conhecimentos sobre o processo de leitura, seja ele também um leitor competente, atuando como um modelo para seus alunos. Assim sendo, para refletir sobre a formação do aluno leitor é preciso repensar não apenas a prática pedagógica como também o perfil do professor como leitor e sua relação e percepção sobre a leitura. Nesse sentido, este trabalho envolveu a aplicação de um instrumento de pesquisa, via plataforma digital, em que os participantes responderam algumas questões sobre a motivação e hábitos de leitura, impedimentos e indicadores de leitura, influência e formação leitora e concepções sobre a leitura. Os dados foram analisados a partir de autores que tratam do ensino da leitura, como Santos e Winkeler (2012), Cagliari (2009) e Andrade (2007) e dos objetivos e questões da pesquisa. Como principais resultados da pesquisa destacam-se como perfil leitor dos licenciandos investigados: a compreensão da leitura como fonte de conhecimento e atualização e como uma atividade interessante, bem como meio de enriquecimento profissional e pessoal. Constatou-se ainda que a maioria dos estudantes apontou gostar de ler e ler com certa frequência. Por isso, é imprescindível investir em uma formação inicial e continuada do professor com vistas a sua constituição como sujeito leitor e pensar na Universidade como espaço propício ao desenvolvimento do hábito da leitura e à formação do professor leitor.
Keywords: Ensino superior
Professores universitários
Pedagogos
Livros e leitura
Educação de adultos
Incentivo à leitura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: JESUS, Gisele Oliveira Matos de. Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GJesus.pdf423.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.