Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12631
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Jesus, Gisele Oliveira Matos de
Tutor: Cerdas, Luciene
Resumen: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino da leitura e a formação do professor-leitor, mediante uma pesquisa realizada com alunos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para ensinar a ler e escrever é desejável que o professor além de possuir conhecimentos sobre o processo de leitura, seja ele também um leitor competente, atuando como um modelo para seus alunos. Assim sendo, para refletir sobre a formação do aluno leitor é preciso repensar não apenas a prática pedagógica como também o perfil do professor como leitor e sua relação e percepção sobre a leitura. Nesse sentido, este trabalho envolveu a aplicação de um instrumento de pesquisa, via plataforma digital, em que os participantes responderam algumas questões sobre a motivação e hábitos de leitura, impedimentos e indicadores de leitura, influência e formação leitora e concepções sobre a leitura. Os dados foram analisados a partir de autores que tratam do ensino da leitura, como Santos e Winkeler (2012), Cagliari (2009) e Andrade (2007) e dos objetivos e questões da pesquisa. Como principais resultados da pesquisa destacam-se como perfil leitor dos licenciandos investigados: a compreensão da leitura como fonte de conhecimento e atualização e como uma atividade interessante, bem como meio de enriquecimento profissional e pessoal. Constatou-se ainda que a maioria dos estudantes apontou gostar de ler e ler com certa frequência. Por isso, é imprescindível investir em uma formação inicial e continuada do professor com vistas a sua constituição como sujeito leitor e pensar na Universidade como espaço propício ao desenvolvimento do hábito da leitura e à formação do professor leitor.
Materia: Ensino superior
Professores universitários
Pedagogos
Livros e leitura
Educação de adultos
Incentivo à leitura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : JESUS, Gisele Oliveira Matos de. Professor leitor: uma análise do perfil leitor dos licenciandos do curso de pedagogia da UFRJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GJesus.pdf423.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.