Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12641
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O corpo infantil no ambiente escolar: as estratégias, reações e transgressões das crianças em uma escola municipal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, Thaís Castro de Britto
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo observar o “lugar” do corpo no cotidiano da escola, buscando perceber, principalmente, como as crianças vivem suas corporeidades no ambiente escolar. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona sul do Rio de Janeiro. Escolhi os anos iniciais para estudar essa questão porque na Educação Infantil é mais presente o trabalho com as linguagens artísticas que envolvem a música, a dança, as brincadeiras, o movimento corporal, práticas que vão deixando de existir no Ensino Fundamental e nos outros segmentos de ensino. Com base em minhas observações e nos diálogos com diversos teóricos, destaquei estratégias, reações e transgressões das crianças, a partir de uma tentativa de controle e engessamento dos corpos por parte dos docentes.
Keywords: Educação infantil
Corpo e mente em crianças
Crianças
Ensino fundamental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Thaís Castro de Britto. O corpo infantil no ambiente escolar: as estratégias, reações e transgressões das crianças em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCastro.pdf473.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.