Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12674
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem: a ruptura entre a passagem da educação infantil para o ensino fundamental |
Author(s)/Inventor(s): | Machado, Thaysa Calandino Faria |
Advisor: | Giambiagi, Irene |
Abstract: | Os objetivos principais que nortearam a elaboração deste trabalho foram discutir a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil e analisar a concepção do brincar como uma importante metodologia de aprendizagem para crianças em idade compreendida da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental. Destacou-se a ruptura que ocorre na transição entre a educação infantil e o ensino fundamental, com ênfase no papel do professor em tal processo e na importância desse profissional em prol de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos com propostas lúdicas mediadas por brinquedos, jogos e brincadeiras. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro capítulo disserta sobre o conceito do lúdico, seus diversos significados e sua importância para a educação; o segundo, sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental e o terceiro, sobre a metodologia de aprendizagem tendo o lúdico como foco e a importância do papel do professor como estimulador da aprendizagem. A pesquisa buscou fundamentação teórica em diversas fontes, tendo como referencial teórico os seguintes autores: Huizinga, Winnicott, Vygotsky, Wallon, Piaget e Kishimoto. Para enriquecer a análise da pesquisa bibliográfica desenvolvida, optou-se pela realização de uma entrevista previamente estruturada com uma profissional da educação com experiência relevante na área estudada. A monografia enfatiza o brincar como ferramenta de aprendizagem na infância. Destaca-se, finalmente, que o brincar é algo essencial para o desenvolvimento integral da criança e que precisa, a todo momento, ser valorizado e incentivado pelos profissionais do seu convívio. |
Keywords: | Educação infantil Ensino Fundamental Desenvolvimento infantil Aprendizagem Brincadeiras Lúdico |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | May-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MACHADO, Thaysa Calandino Faria. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem: a ruptura entre a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMachado.pdf | 287.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.