Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12674
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem: a ruptura entre a passagem da educação infantil para o ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Thaysa Calandino Faria
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: Os objetivos principais que nortearam a elaboração deste trabalho foram discutir a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil e analisar a concepção do brincar como uma importante metodologia de aprendizagem para crianças em idade compreendida da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental. Destacou-se a ruptura que ocorre na transição entre a educação infantil e o ensino fundamental, com ênfase no papel do professor em tal processo e na importância desse profissional em prol de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos com propostas lúdicas mediadas por brinquedos, jogos e brincadeiras. O trabalho está organizado em três capítulos: o primeiro capítulo disserta sobre o conceito do lúdico, seus diversos significados e sua importância para a educação; o segundo, sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental e o terceiro, sobre a metodologia de aprendizagem tendo o lúdico como foco e a importância do papel do professor como estimulador da aprendizagem. A pesquisa buscou fundamentação teórica em diversas fontes, tendo como referencial teórico os seguintes autores: Huizinga, Winnicott, Vygotsky, Wallon, Piaget e Kishimoto. Para enriquecer a análise da pesquisa bibliográfica desenvolvida, optou-se pela realização de uma entrevista previamente estruturada com uma profissional da educação com experiência relevante na área estudada. A monografia enfatiza o brincar como ferramenta de aprendizagem na infância. Destaca-se, finalmente, que o brincar é algo essencial para o desenvolvimento integral da criança e que precisa, a todo momento, ser valorizado e incentivado pelos profissionais do seu convívio.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino Fundamental
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem
Brincadeiras
Lúdico
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Thaysa Calandino Faria. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem: a ruptura entre a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMachado.pdf287.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.