Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12689
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias
Author(s)/Inventor(s): Silva, Lohane Teresa Oliveira
Advisor: Moreno, Rosangela Carrilo
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo as políticas públicas em informática educativa afetaram a prática docente na EJA (educação de jovens e adultos), especificamente, em uma escola municipal de Duque de Caxias. Constituiu-se metodologicamente em duas dimensões: (i) histórica e, portanto, em uma perspectiva macroestrutural; e (ii) outra referente ao cotidiano escolar, tanto no que se refere aos efeitos das políticas públicas em sala de aula, quanto às estratégias docentes. A pesquisa apresenta uma retomada histórica dos objetos deste trabalho - informática educacional e educação de jovens e adultos – de modo a compreender como a configuração social específica de um período,particularmente, no que se refere à produção de políticas públicas,teve efeitos concretos na estruturação da prática do docente em informática educativa em Duque de Caxias. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar desafios e estratégias docentes relacionados à prática de informática educativa na EJA, bem como perceber as transformações ocasionadas pela normatização da informática educativa no município, frutos de políticas públicas nacionais.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Informática educativa
Políticas públicas
Prática de ensino
Escola pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Lohane Teresa Oliveira. Informática educativa e EJA: prática docente em uma escola do município de Duque de Caxias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf419.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.