Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12698
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Percepções sobre a regência de contexto na educação infantil como prática de ensino aprendizagem no estágio supervisionado
Author(s)/Inventor(s): Soares, Kelly do Nascimento
Advisor: Santos, Núbia de Oliveira
Abstract: Este trabalho trata-se da importância do estágio curricular enquanto formação nas práticas de regências. Para conduzir o estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa on-line com a participação de três docentes recém-formados no curso de pedagogia da UFRJ. Com o objetivo de investigar os sentidos atribuídos a respeito das práticas de regência de contexto no estágio curricular e a sua formação docente. A intenção foi trazer a tona quais as contribuições (ou não) ocorreram na formação dos recém-licenciados com as experiências de prática com regência de contexto no estágio curricular no curso de pedagogia. Alguns autores contribuíram para o embasamento teórico desse estudo, entretanto pontuo como referências principais Ana Freire (2001) e Ostetto (2008) com apoio nesse suporte teórico e nos resultados indicados na pesquisa, exponho alguns aspectos que apontam a necessidade de se levar as contribuições desse estudo para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando investir mais nas práticas de regência ampliadas promovendo aprendizagens cada vez mais significativas. Pois, este trabalho indicou que a regência de contexto no estágio curricular para a formação dos graduados pesquisados se revelou provedora de práticas pedagógicas na educação infantil mais substanciais.
Keywords: Educação Infantil
Formação de professores
Estágio supervisionado
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Kelly do Nascimento. Percepções sobre a regência de contexto na educação infantil como prática de ensino aprendizagem no estágio supervisionado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KSoares.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.