Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12748
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Crise fiscal do estado do Rio de Janeiro: desequilíbrio financeiro, efetividade do plano de recuperação fiscal e tensões federativas
Author(s)/Inventor(s): Pimenta, Jhenyfer Souza
Advisor: Pimenta, Jhenyfer Souza
Abstract: A queda do preço do petróleo, somada à crise nacional e às especificidades próprias do governo fluminense, evidenciaram a fragilidade fiscal do estado do Rio de Janeiro. A solução apresentada pela União foi o Regime de Recuperação Fiscal, instituído pela Lei Complementar nº 159/2017, que, devido à falta de alternativas, levou o estado do Rio de Janeiro a aderi-lo. Ocorre que o endividamento dos entes subnacionais vem, historicamente, sendo utilizado como instrumento de negociação do Governo Federal. Através da metodologia hipotético-dedutiva, com revisão bibliográfica e análise dos relatórios mensais emitidos pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal, a presente pesquisa busca comprovar que o Regime de Recuperação Fiscal é insuficiente para reestabelecer o equilíbrio financeiro do estado do Rio de Janeiro, atuando como mecanismo de dominação política do Governo Federal.
Keywords: Crise Fiscal
Federalismo Fiscal
Desequilíbrio Financeiro
Regime de Recuperação Fiscal
Fiscal Crisis
Fiscal Federalism
Financial Instability
Tax Recovery Regime
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PIMENTA, Jhenyfer Souza. Crise fiscal do estado do Rio de Janeiro: desequilíbrio financeiro, efetividade do plano de recuperação fiscal e tensões federativas. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de DireitoFaculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSPimenta.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.