Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12921
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Todas as crianças são capazes de aprender: por que algumas não aprendem?
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Mariane da Costa
Orientador: Giambiagi, Irene
Resumo: A presente monografia possui como objetivo central discutir sobre o tripé acesso, quantidade e qualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, também denominados como 1o ciclo de alfabetização, que inclui o 1o, o 2o e o 3o ano de escolaridade. Todo o trabalho gira em torno da análise dos resultados em língua portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização do ano de 2014, que pode ser denominada, em breves palavras, como uma avaliação que “mede” o desempenho de alunos matriculados no 3o ano do Ensino Fundamental, na rede pública, no que concerne a matemática, leitura e escrita. Inicialmente, abordo a concepção de que todo o indivíduo é um ser cognoscente, ao passo que aprende desde seu nascimento e o faz por toda a vida. Paralelamente, realizo uma trajetória do reconhecimento da educação como direito de todos e dever do Estado. Nos capítulos finais, a partir de dados quantitativos, extraídos de gráficos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), problematizo o acesso das camadas populares à escola e proponho os ciclos de aprendizagem como uma forma de garantir o ingresso das crianças à escola pública aliado à aprendizagem com qualidade. Teixeira, Libâneo, Krug, Esteban, Perrenoud e Nóvoa foram os principais referenciais teóricos utilizados.
Palavras-chave: Educação básica
Alfabetização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jun-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Pereira, Mariane da Costa. Todas as crianças são capazes de aprender. Por que algumas não aprendem? 2017. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPereira.pdf467.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.