Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/13144
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mercado de liquidação futura: uma investigação do desenvolvimento da modalidade e o estudo prático do apreçamento de opções
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Alessandro Guérin Barcelos
Orientador: Oliveira, Marco Antonio Cunha de
Resumo: Investiga os fundamentos centrais de apreçamento dos instrumentos derivativos alcunhados de opções, administrando um estudo embutido de componentes teóricos e empíricos. Para a consecução da ambição antecedente, o trabalho entende que é necessário o exame das disposições básicas do mercado de liquidação futura e do mercado de opções, percorrendo diversos temas que contemplam o desenvolvimento e a operacionalização dessa modalidade de contrato. O comércio de derivativos, atualmente, é responsável pelo desempenho de um importante papel no sistema financeiro mundial, posto que abastece os agentes econômicos de um mecanismo de proteção contra as conseqüências do risco excessivo e indesejado. Hoje em dia, os empreendimentos capitalistas empregam o instrumento na gestão financeira, e, conseqüentemente, existe espaço para o debate em nível acadêmico. Em especial, o Brasil não é estranho à transação de derivativos, o que estende convite para um estudo em contexto nacional, como o proposto pela presente monografia.
Palavras-chave: Mercado futuro
Opções financeiras
Derivativos
Mercado de opções
Sistema financeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia.pdf2.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.